É comum que donos de pequenos empreendimentos se perguntem como o uso do e-mail marketing pode contribuir para o melhor desempenho dos negócios. Mas esse questionamento não deixa de ser comum também entre donos de grandes marcas.
A pergunta pelo quanto de retorno haverá sobre investimento (ROI) feito é normal para todos os públicos. E uma das maiores certezas que se tem é exatamente essa: o ROI do e-mail marketing é um dos diferenciais para que ele seja usado – estudos mostram que para cada dólar investido o e-mail marketing traz um retorno de 40 dólares. Esse é o maior ROI verificado para qualquer tipo de marketing realizado.
Mais informações a serem consideradas na hora de decidir pelo e-mail marketing são relacionadas abaixo:
1) O e-mail marketing pode aumentar as vendas
Ao compartilhar informações sobre o seu negócio através de e-mails as pessoas terão mais chances de conhecer mais sobre sua marca e o que ela vende. E como já publicamos por aqui, o e-mail marketing traz mais possibilidades de mensuração dos resultados e de segmentação do público na hora de direcionar a mensagem – https://epal.com.br/dicas/diferenciais-do-email-marketing-no-plano-de-comunicacao
Para saber quais mensagens têm o potencial de gerar um maior volume de vendas é importante que se tenha informações precisas, e neste caso a realização de testes é fundamental. Em geral, as mensagens que mais geram resultados são:
E-mail promocional: nada chama mais atenção de um cliente do que o fechamento de um bom negócio e a certeza de que teve um bom custo benefício também. Um e-mail promocional não precisa ficar restrito a descontos oferecidos tais como: “Não perca essa oferta de 50% de desconto”. Um e-mail promocional pode oferecer outras vantagens também, como frete grátis ou um produto gratuito a partir de uma compra efetuada.
Novos produtos: quando chegam novos produtos de venda ou lançamentos são feitos é válido que os que fazem parte de sua lista de e-mail marketing sejam avisados primeiro, o que pode ser acompanhado de descontos oferecidos – lembre-se de incluir no e-mail um link para que os clientes possam realizar a compra.
Por outro lado, uma observação a ser feita é não fazer do envio dos e-mails apenas algo como um canal de vendas. É preciso estabelecer relacionamentos que vão pavimentar uma maior confiança no cliente na hora em que tiver que decidir por fazer uma compra. Nesse sentido, variar no estilo dos e-mails é a melhor estratégia a ser tomada.
2. Seja lembrado
O e-mail marketing contribui para que a sua marca ou serviço permaneça na lembrança do público consumidor. Os e-mails servem como lembretes gentis sobre o seu negócio. Vamos considerar o caso de um lava-jato, por exemplo: a sugestão é que regularmente sejam enviadas promoções aos clientes, além de dicas de manutenção do carro. Quando alguém tiver em dificuldade, vai ser a marca que mantém relacionamento regular e inteligente a primeira a ser lembrada. Esse tópico pode ser aplicado de duas maneiras básicas:
Newsletters
Um boletim da marca é uma ótima maneira de atualizar seus clientes sobre o seu negócio. O céu é o limite para o conteúdo informativo. Você pode enviar curiosidades que envolvem a história da empresa, por exemplo. Outras opções é falar sobre os próximos eventos, os funcionários em destaque , bem como ofertas específicas do setor de notícias além de dicas.
Datas
Quando uma data importante ou que tenha relação com a marca esteja chegando, vale considerar o envio do e-mail marketing para estar na lembrança do cliente. Casos clássicos nesse sentido são a Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, Dia dos Namorados, Ano Novo. Cabe avaliar cada caso. Um e-mail de férias em referência a datas e feriados é um bom motivo para chegar aos seus clientes.
Confira mais dicas na pagina do Business 2 Community: http://www.business2community.com/small-business/email-marketing-helps-small-business-guide-0864473#!blbtvl
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