A facilidade do envio de mensagens e da realização de campanhas comuns é um ponto básico a ser cobrado de uma prestação de serviço de e-mail marketing. Vale destacar ainda quais opções são oferecidas para o bom conhecimento do público final. Não basta ter uma grande lista de e-mails. É preciso conhecer para melhor comunicar segundo as necessidades de um perfil consumidor cada vez mais exigente e plural.
Dadas essas considerações, separamos abaixo 7 coisas a serem verificadas na hora em que for feita a contratação de um serviço de e-mail marketing.
Mensagem automática. Essa opção é uma das possibilidades mais valiosas que um serviço de e-mail marketing tem a oferecer. Essa opção permite que os comerciantes de varejo enviem e-mails em resposta a uma ação específica ou como resultado a um conjunto de passos tomados pelo consumidor que navega pelo site. Essas ações do cliente em potencial devem ser previstas para ser pensado o melhor momento de envio.
O uso da Mensagem Automática pode ser considerado em uma série de boas-vindas: um cliente subscreve a newsletter do varejista , por exemplo, provocando uma mensagem de boas-vindas automatizada agradecendo o cliente pela subscrição e pedindo uma confirmação da ação solicitada. Quando o cliente confirma , um segundo e-mail é disparado, agradecendo o consumidor pela confirmação e oferecendo 10% de desconto em uma próxima compra.
HTML – Layout responsivo. Um serviço de e-mail marketing deve permitir que as mensagens sejam encaminhadas em formato simples ou em HTML. As melhores opções de mercado também permitem os formatos HTML e CSS com a finalidade de criar modelos de e-mail que se adaptem ao dispositivo do destinatário – vale lembrar que 69% das pessoas deletam os e-mails marketing que não estão otimizados para uma leitura mobile, segundo pesquisa.
Manutenção de lista avançada. Adição e remoção de assinantes de e-mail é uma característica básica que todo serviço de e-mail marketing deve oferecer. A remoção de e-mails inválidos é outra opção que deve ser checada – veja como tudo pode ser mantido limpo e atualizado. Portanto, dados esses pontos fundamentais, exija mais, tal como o fornecimento de estatísticas relevantes para ajustes finos, modelos de visualização de relatórios, bem como o controle de informações e resultados.
SPAM. Não use a lista endereços de e-mail marketing construída para o envio de spam. No e-mail marketing a pessoa quer receber seus e-mails, o que significa uma audiência interessada no que você tem a expor. Criar uma grande lista de e-mails com pessoas interessadas demora mais tempo do que simplesmente usar um software que mande milhares de e-mails sem a autorização das pessoas, mas apesar de ser comum, a técnica de spam por e-mail é fortemente desencorajada, pois para cada cliente conquistado, existirão milhares de pessoas que ficarão insatisfeitas e verão sua marca como spam.
Fácil integração. O e-mail marketing pode funcionar melhor quando se está intimamente integrado com outros sistemas ou serviços. A mensagem enviada deve oferecer APIs de fácil utilização ou extensões da plataforma que permitam funcionalidades de e-mail para ser adicionado, no mínimo, a uma plataforma de comércio eletrônico. Mas pode haver oportunidades para integrar recursos de e-mail e fluxos de trabalho com aplicativos móveis, aplicativos sociais, ou programas de fidelidade, para citar algumas possibilidades.
Alguns exemplos de integrações de e-mail marketing podem incluir a integração com o Google Analytics para monitorar os cliques e-mail e conversões, bem como uma conexão a uma ferramenta de recomendação com base na compra efetivada.
Endereço de IP dedicado. Em e-mail marketing, IP dedicado é aquele que só a sua empresa usa para enviar mensagens. Ter seu próprio endereço IP pode melhorar a capacidade de entrega. Mas o IP dedicado não funciona por si mesmo. É preciso ter um histórico de boas práticas: se existe o envio de conteúdo de qualidade, a sua reputação será elevada, o que significa maior capacidade de entrega e, provavelmente, maior alcance na caixa de entrada. Se você enviar conteúdo para listas cheias de e-mails inativos, isso significa que o seu IP pode ser prejudicado por conta de uma campanha. Para definir a reputação do IP, são verificados cinco fatores determinantes: volume, erro permanente, reclamações de spam, conteúdo e spamtraps.
Este recurso é realmente destinado a organizações para o envio de um alto número de mensagens. Ao considerar um serviço de e-mail marketing, procure esta capacidade, mesmo que a sua empresa não esteja procurando por isso em um primeiro momento. À medida que o negócio cresce, um endereço IP dedicado pode melhorar a sua capacidade de entrega.
Verificação da entrega. É claro que a ação de e-mail marketing não vai ter bom resultado se há problemas na entrega. Quem procura pelo serviço pode não entender muito bem como essa verificação funciona, mas quem vende soluções de e-marketing deve entender.
Procure por quem esteja disposto a compartilhar como esse acompanhamento é realizado. Se possível, peça cases. Em última análise, procure por um parceiro de e-mail.
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