Como ter sucesso nos 3 elementos chaves do e-mail marketing: assinantes, abertura e ação

Criar um bom relacionamento entre o cliente e a loja, empresa ou prestadora de serviços, torna-se algo cada vez mais importante – e a internet ajuda bastante nesse processo. Mas muitas empresas parecem tentar tomar sopa com garfo quando o assunto é vendas e relacionamento online.

Existem várias estratégias e plataformas de marketing digital, porém atualmente a mais efetiva para a criação de relacionamentos e vendas é o e-mail marketing, embora seja uma prática subvalorizada. O boom das mídias sociais fez com que elas ficassem em evidência entre os profissionais, que muitas vezes desconhecem o verdadeiro potencial do email marketing: estudo indica que e-mail gera 40 vezes mais clientes do que Twitter e Facebook somados, por exemplo. Separamos abaixo algumas dicas para que o seu e-mail marketing tenha bons resultados.

O funcionamento do e-mail marketing consiste em um funil: você tem uma lista com vários assinantes e faz um disparo para ela. Um número X de pessoas vai abrir o e-mail e um número Y de pessoas vai fazer o “ideal” – responder a mensagem ou clicar em um link.   Por conta disso, o ideal é que se foque em 3 “A’s” quando estamos fazendo e-mail marketing: Assinantes, Abertura e Ação.

É válido pensar desta forma quando se trata de e-mail marketing  porque permite analisar cada etapa isoladamente, identificando formas de melhorar. Desta forma, nosso desafio é aumentar o número de Assinantes, a Abertura e a Ação por parte do público. Algumas dicas para melhorar esses A’s são:

Assinantes – Apenas parte das pessoas que estão na nossa lista abre nossas mensagens, então o tamanho da lista é algo bastante importante. Ciente disso, nunca pare de aumentar sua lista, oferecendo benefícios para aqueles que lhe seguem, como um vídeo, e-book, dicas exclusivas, newsletter com ofertas, etc. Porém, não caia na tentação de colocar na sua lista pessoas que não se cadastraram para receber seus e-mails – seja ético e mantenha positiva a visão da sua empresa.

Abertura – Não adianta ter uma lista enorme se quando você manda uma mensagem poucas pessoas abrem. Então, para aproveitar o máximo da sua lista, você precisa aumentar sua taxa de abertura. Para isso, fique atento ao remetente: ele precisa passar confiança e ser facilmente identificado pelos leitores. Outra dica importante é definir um assunto interessante, que crie curiosidade para as pessoas abrirem o e-mail, assim como evitar imagens desnecessárias ou mensagens pesadas no e-mail.

Ação: da mesma forma que não adianta uma lista grande com pessoas que não abrem suas mensagens, também é inútil ter uma boa taxa de abertura se os assinantes não fazem o que você deseja. Para isso, a melhor atitude a ser tomada é pedir, sem medo ou vergonha, a ação dos leitores. Você precisa tornar explícito seu interesse para que eles respondam suas mensagens, cliquem em links ou façam uma compra.

 

Leia também

  • Acesso: Como aumentar as possibilidade de leitura de seu e-mail marketing
  • Acesso: Como obter melhor desempenho com e-mail patrocinado
  • Acesso: Por que as pessoas se juntam a uma lista de e-mail
  • Acesso: Recicle a sua lista de e-mails e melhore seus resultados
  • Acesso: Como evitar a blacklit
  • Acesso: Estratégias para captação de novos usuários

Via Digai