O design dos e-mails mudou muito durante os anos. Desde as mensagens somente em textos para os templates com imagens dinâmicas e interativas, os e-mails têm que se adaptar à outra realidade: a leitura em smartphones.
Com o aumento de usuários desse tipo de celular e a navegação cada vez mais frequente feita nesses dispositivos, as campanhas de e-mail marketing terão que ser pensadas também para os diferentes tamanhos de telas. Separamos quatro exemplos de usos corretos e incorretos de design de e-mails marketing de empresas estrangeiras. Destacamos as características que as mensagens com o design agradável seguiram:
– Largura pequena. Os e-mails estavam com no máximo 400 pixels de largura.
– Imagens minimizadas. As imagens pequenas diminuíram o tamanho do e-mail
– Navegação baseada no tamanho dos dedos. Os botões na mensagem precisam ser grandes o suficiente para que o dedo de quem recebe o e-mail possa clicar na opção correta sem escolher um opção errada. O tamanho ideal para o clique de um adulto na tela do smartphone é de 45 pixels. Os botões devem ter um espaço em branco ao redor de 15 pixels para evitar que errem ao clicar.
– O uso do design responsivo. O site Mashable apontou 2013 como o ano do design responsivo. Por meio dessa tecnologia é possível detectar automaticamente o tamanho do display e adaptar a estrutura do conteúdo para ter mais usabilidade.
– Simplicidade. O e-mail para smartphones foram simples e objetivos.
Correto: CVS Pharmacy
A farmácia online CVS Pharmacy é um bom exemplo de como aplicar as dicas acima. O botão de “Shop Now” (Compre agora) é isolado no meio do e-mail, facilitando o clique. Também foram disponibilizados links com outras opções no topo se a pessoa não estiver pronta para a compra. As imagens dos produtos também estão no tamanho ideal para não atrapalhar a navegação do leitor.
Incorreto: Shop Irish
Um e-mail pesado e confuso da loja online Shop Irish.
Vários erros no design foram notados, como por exemplo:
– A poluição visual da mensagem;
– As disposições das imagens dos produtos tomaram muito espaço e tornaram o layout confuso;
– O botão “Shop now” (Compre agora) está comprimido entre o texto e a imagem, aumentando as chances de clicar em outra opção.
Talvez alguns consumidores que leem e-mails marketings nos smartphones não cliquem ou comprem os produtos naquela hora, mas essa é uma importante ferramenta para direcionar o tráfego para o site. Eles usarão o e-mail como um caminho para acessar o site, ver os produtos que estão interessados e utilizar as vantagens de um desconto e promoção que recebeu.
Correto: 1-800-PetMeds
Outro bom exemplo de design responsivo é da 1-800-PetMeds, farmácia online com foco em medicamentos veterinários. O template chama atenção por utilizar uma coluna com as informações mais importantes no topo. Com essa disposição do espaço é possível ter imagens maiores e com maior qualidade.
Outra estratégia do e-mail marketing é disponibilizar os links mais populares, que à medida que são escolhidos, podem ser utilizados para definir as preferências do cliente para o envio de mensagens personalizadas no futuro.
Eles também chamam a atenção para o prazo de validade de uso do desconto de 10%. Enviar o e-mail perto do prazo de expiração ajuda a aumentar os acessos ao site e as compras.
Incorreto: Spirit Airlines
O e-mail da companhia aérea Spirit Airlines foi desenhado para a tela de um computador. Quando é visto no celular, os elementos são pequenos demais para a leitura e interação.
Algumas medidas simples para melhorar o template seriam:
– Diminuir o espaço em branco no topo do e-mail daria mais espaço e evitaria que as informações no corpo da mensagem ficassem da metade para baixo da tela;
Como o template foi desenvolvido para ser visto na tela de um computador, as imagens do fundo e lados tomam um espaço valioso para a leitura da mensagem;
– Um desconto de 7,5% é um pouco estranho para os consumidores e não chama tanta atenção. Por que não um número inteiro, como 7% ou 8%?
– A fonte do texto sobre a promoção é muito pequena, dificultando a compreensão.
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