Você lê e-mails no seu celular?
Se a reposta é “sim”, você faz parte de uma grande parcela de brasileiros que usam a tela dos smartphones para checar os e-mails. O aumento de usuários que abrem a caixa de entrada em outros dispositivos móveis estão fazendo com que as empresas de planejamento de campanhas de e-mail marketing desenvolvam templates mais criativos.
Separamos no blog da ePal algumas dicas que ajudarão na criação de e-mails marketing para os diversos tamanhos de telas dos dispositivos.
Ter objetividade no design e no conteúdo
Uma mensagem objetiva e de conteúdo relevante é essencial em qualquer tipo de e-mail, mas toma uma importância maior quando é desenvolvida para um celular. Os formatos de telas em que o e-mail será acessado podem ser de diferentes tamanhos. Por isso a importância de um template funcional e de focar no essencial da mensagem.
Usar um template prático
Existem diversos formatos de tela e a melhor opção para garantir a leitura do e-mail é a utilização de um layout simples. Os layouts com duas ou mais colunas obrigarão os usuários a ter que rolar a tela ou dar zoom para visualizar toda a mensagem, dificultando a usabilidade. Use um layout com uma única coluna e faça com que seu e-mail seja mais prático e adaptável.
Uso correto de fontes e contrastes
Tenha certeza que seu e-mail possa ser lido facilmente. Os títulos podem tem um corpo com tamanho 22pt e o corpo da mensagem com o mínimo de 11pt. Também é recomendado que seja utilizado um forte contraste de cores, como um texto negro num fundo claro. O contraste ajuda já que muitos usuários diminuem o brilho das telas para economizar bateria, além dessa diferença de cores auxiliar na hora de ler num dia ensolarado.
Imagens: usar ou não usar?
Somente use imagens no seu e-mail se for necessário. Alguns dispositivos com sistemas operacionais, como Android, estão configurados para não disponibilizarem as imagens dos e-mails. Com a incerteza de que será mostrada, o recomendável é incluir na imagem a descrição, para que os usuários saibam do que se trata, mesmo que não apareça no e-mail.
Fonte: http://blogs.constantcontact.com/product-blogs/email-marketing/mobile-friendly-emails/