Qual a necessidade das ações de e-mail marketing para sua empresa?

Já faz um tempo que o e-mail marketing é visto como algo antiquado e antigo, não merecendo os investimentos necessários por ser considerado o vovô do marketing digital. É um injustiçado! A nova geração ignora as glórias daquele que já ajudava seus pais a venderem pela internet desde o final de década de 90!
E você, profissional de marketing digital ou empreendedor que utiliza a web para alavancar seus negócios, responda: seu objetivo é ser uma celebridade na internet ou quer apenas que ela te ajude a impulsionar os resultados das suas campanhas ou sua empresa?
Se você optou pela segunda opção, nós te indicamos o e-mail marketing, que ainda hoje é uma das formas mais eficientes do marketing digital, direto ao ponto, sem rodeios nem gracinhas e com um investimento bem pequeno comparado a outras mídias online. Se você tem dúvidas, elas serão respondidas nesse artigo.

Penetração de mercado

Com certeza você já ouvi alguém dizer que sairia de alguma rede social ou talvez nem chegaria a participar, mas com certeza nunca ouviu que alguém iria deixar de ter o seu e-mail.

Também não dá para subestimar o poder de alcance do serviço. De acordo com pesquisas da Exact Target, atualmente 95% dos consumidores online usam e-mail, o que representa mais de 3 bilhões de contas ativas no mundo. Desse total de consumidores com contas ativas, 91% checam suas caixas de entrada pelo menos uma vez ao dia.

Alcance

Por falar em redes sociais, vamos fazer uma pequena comparação entre o alcance delas e o do e-mail marketing. Para isso, tomaremos como referência o Facebook, de longe a rede social mais utilizada do mundo.

Não fique animado com o fato de sua página ter 10.000 seguidores e ache que sua postagem chegue para todos eles, afinal dificilmente chegará para 500 seguidores.
No caso do e-mail, considerando que aproximadamente 4% das mensagens são direcionadas para a caixa de spam e outros 18% bloqueados ou perdidos por algum outro motivo (dados de pesquisas da ReturnPath), você ainda tem quase 80% de mensagens entregues. A partir daí, só depende de você e do seu comercial, para cuidar dos atingidos.

Custos

Alguns costumam dizer que mídias sociais são gratuitas, mas a verdade é que isso é somente para a conta ser criada. Para se obter resultados efetivos, são necessários consideráveis investimentos em equipe, posts patrocinados e, não menos importante, tempo. O retorno em mídias sociais ocorre no mínimo em médio prazo.
E o que dizer dos links patrocinados em buscadores? Eles representam custos diretos desde o primeiro clique, sem falar na necessidade de profissionais com experiência para realizar a otimização dos investimentos.
Por isso, o e-mail marketing continua sendo uma das formas mais baratas de marketing digital.

Hora de ser pragmático

Com tudo isso, não queremos dizer que as outras formas de marketing mencionadas nesse artigo não sejam importantes. Através de uma base consistente de e-mails, você poderá comprovar: e-mail marketing vende! Ainda de acordo com a Exact Target, para cada R$1 investido, R$44,25 é o retorno médio.
Mas, como todo bom investimento, você deve ser mais pragmático e avaliar as opções com base no potencial de retorno de cada uma delas.

 

Via E-commerce Brasil