É fato que umas das indústrias voltada para o consumidor que foi mais prejudicada pela Internet foi a das viagens. Mesmo os avós mais velhos hoje em dia checam portais online em vez de telefonar para um agente de viagens confiável. Enquanto isso, seus parentes mais jovens consultam o Instagram para inspiração de viagens, resorts e hotéis. Entretanto, todos eles recebem email.
As companhias aéreas enviam avisos de tarifas com desconto, rotas especiais e ofertas de resort. Redes hoteleiras constantemente disputam atenção com ofertas de pontos extras e benefícios especiais em newsletters que enviam para os hóspedes que optaram por participar. Os blogs de viagens estão sempre e nos smartphones dos seus leitores com várias newsletters adaptadas a seus interesses. Até mesmo o Groupon tem um boletim informativo dedicado que agrega ofertas de viagens com imagens chamativas da sua página.
O tempo para os profissionais de marketing implementarem totalmente as estratégias de personalização e segmentação de email é agora. Os e-mails devem ser adaptados às necessidades dos inscritos, tendo em mente os dispositivos que eles usam. O viajante pode não se importar exatamente com a forma como a mensagem de uma companhia aérea ou do hotel chega até eles, apenas que isso aconteça.
Há muito o que os profissionais de marketing por email podem aprender com newsletters sobre viagens que podem ser aplicados a seus próprios setores.
Algumas empresas de viagens monetizam seus boletins informativos com ofertas de marketing de terceiros para aumentar a receita de email. Por exemplo um site de ofertas de viagens implementou um programa de monetização baseado em pessoas. Eles abriram o inventário de e-mail para anunciantes terceirizados, o que resultou em um aumento geral na receita de e-mail, sem impacto negativo em suas ofertas.
Outras empresas de viagens incluem níveis premium para suas newsletters por email como parte de seu modelo de receita. Eles cobram por informações mais rápidas ou melhores, como alertas de desconto mais imediatos ou personalização mais refinada. Um cliente que está disposto a pagar por um boletim informativo que lhes diga como gastar indicou uma intenção real. Cobrar uma taxa por newsletters premium ou suplementar as vendas com receita de anúncios pode compensar o custo do programa de email e, ao mesmo tempo, criar valor.
Os emails de viagem ganham mais dinheiro vendendo itens como livros de viagens ou trabalhando junto a mecanismos de reserva e obtendo um corte nas vendas. Por sua vez, alguns desses parceiros serão vinculados a uma opção de inscrição para a newsletter.
Os assinantes esperam receber e ler newsletters de viagens que apresentam um ótimo conteúdo de estilo de vida. Algumas delas se concentram em histórias e não em negócios mas aproveitam a tecnologia de remarketing dinâmico, oferecendo uma oportunidade de aumentar as conversões. Ele otimiza a experiência do cliente usando o interesse expresso no website para personalizar automaticamente as ofertas de marketing que promovem serviços / produtos relevantes que os clientes podem ter feito uma vez no site.
A personalização de newsletters exige algum trabalho. É mais fácil enviar uma versão genérica de um email do que tags e analisar feeds para colocar em um modelo ou até mesmo ajustar à mão. Porém depois de concluído, o comerciante tem segmentação integrada. Os consumidores não apenas evitam a sobrecarga da caixa de entrada e a cegueira dos emails mas também obtêm mais do que desejam. Isso, por sua vez, permite que os profissionais de marketing os direcionem mais com mensagens e até mesmo iniciem conversas mais envolventes.
Muitas das newsletters informam ofertas especiais de curto prazo, até mesmo vendas instantâneas.Quer maneira melhor de estimular taxas de abertura mais altas e inspirar cliques do que dizer a alguém que eles precisam agir agora? O link de um site até tem uma mensagem de “desculpe você ter perdido”. Um cliente pensa já fica alerta para não perder da próxima vez.
Gerenciar newsletters – prestando muita atenção, como sempre, aos dados – não é uma engenharia foguetes. As maneiras pelas quais a indústria de viagens a utiliza para sua vantagem podem ser uma lição para os profissionais de marketing em todos os lugares.