A influência das cores na experiência do usuário

Dependendo de como são organizadas num template, as cores criam diferentes efeitos psicológicos, fisiológicos e emocionais no usuário. Uma disposição harmoniosa e interativa, estabelecida pelo designer, influencia e cria uma experiência única, fazendo um produto como o e-mail marketing uma poderosa ferramenta de comunicação.

Separamos abaixo uma lista de cores e os efeitos que podem ser causados quando as utilizamos:

Vermelho

  • Aumenta as taxas de pressão arterial, coração e respiração;
  • Estimula as glândulas supra-renais e pituitária e pode aumentar temporariamente a força e resistência;
  • Representa vitalidade, ambição e paixão;
  • Pode afastar os pensamentos negativos;
  • Associada com a raiva, perigo, endividamento e irritabilidade.

 

 

 

Rosa

  • Induz sensações de relaxamento, tranquilidade, carinho e proteção;
  • Reduz os sentimentos de agressividade e irritação;
  • Associada com carinho, altruísmo e amor generoso;
  • Rosa claro é associado com a feminilidade e tons mais ousados ​​e quentes sugerem energia jovial e divertida.

 

 


Laranja 

  • Estimula o sistema digestivo e imunológico;
  • Associada com energia e vitalidade;
  • Os jovens são mais afetados com laranjas fortes, enquanto o público mais velho responde melhor aos tons mais suaves;
  • Afeta positivamente o humor e é considerada antidepressiva;

 

 

Verde

  • Traz equilíbrio e relaxamento, sentimentos de conforto;
  • Nos ajuda a respirar mais profundo e mais lento;
  • Sugere natureza, paz, bem-estar;
  • Tons profundos sugerem riqueza;
  • Representa proteção;
  • Tonalidades particulares de verde como o verde-oliva, podem representar doenças e náuseas.

 

Amarelo 

  • Estimula o cérebro, produzindo agilidade e energia;
  • Ativa o sistema linfático;
  • Associada com felicidade, otimismo e confiança;
  • Associada com o intelecto, organização, discernimento, memória, clareza, tomada de decisões e bom senso.

 

 

Azul

  • Reduz a pressão arterial, tem um efeito refrescante e calmante;
  • Azul profundo estimula a glândula pituitária, que regula os padrões de sono e está associado com calma;
  • Inspira controle mental, clareza e criatividade;
  • Um excesso de azul escuro pode ser deprimente.

 

 

Roxo

  • Sugere purificação, limpeza, paz e equilíbrio;
  • Combate o choque e o medo;
  • Os tons ajudam nos desequilíbrios mentais e nervosos;
  • Estimula a compaixão, intuição e imaginação;
  • É associado com o lado direito do cérebro;
  • Ligado à sensibilidade, beleza e idealismo;
  • Associada com a realeza e nobreza.

 

Marrom

  • Associado com terra, casa/lar, estabilidade e segurança;
  • Também pode sugerir sujeira, retiro e isolamento do mundo.

 

 

 

 

Preto

  • Reconfortante e protetor;
  • Misterioso, sugere o silêncio e a morte;
  • Também pode ser considerado elegante e sofisticado.

 

 

 

Cinza

  • Sugere independência e autossuficiência;
  • Pode ser uma cor negativa, sugerindo evasão, inconsequência, separação, falta de envolvimento e solidão.

 

 

 

 

 

Branco

  • Pureza, clareza, paz e conforto;
  • Sugere liberdade, embora possa ser considerado frio e solitário.

 

 

 

 

A boa escolha das cores do template alinhada com os objetivos é fundamental para aumentar o índice de aceitação e retenção da mensagem.

 

Fonte: Color and user experience