Dependendo de como são organizadas num template, as cores criam diferentes efeitos psicológicos, fisiológicos e emocionais no usuário. Uma disposição harmoniosa e interativa, estabelecida pelo designer, influencia e cria uma experiência única, fazendo um produto como o e-mail marketing uma poderosa ferramenta de comunicação.
Separamos abaixo uma lista de cores e os efeitos que podem ser causados quando as utilizamos:
Vermelho
- Aumenta as taxas de pressão arterial, coração e respiração;
- Estimula as glândulas supra-renais e pituitária e pode aumentar temporariamente a força e resistência;
- Representa vitalidade, ambição e paixão;
- Pode afastar os pensamentos negativos;
- Associada com a raiva, perigo, endividamento e irritabilidade.
- Induz sensações de relaxamento, tranquilidade, carinho e proteção;
- Reduz os sentimentos de agressividade e irritação;
- Associada com carinho, altruísmo e amor generoso;
- Rosa claro é associado com a feminilidade e tons mais ousados e quentes sugerem energia jovial e divertida.
- Estimula o sistema digestivo e imunológico;
- Associada com energia e vitalidade;
- Os jovens são mais afetados com laranjas fortes, enquanto o público mais velho responde melhor aos tons mais suaves;
- Afeta positivamente o humor e é considerada antidepressiva;
- Traz equilíbrio e relaxamento, sentimentos de conforto;
- Nos ajuda a respirar mais profundo e mais lento;
- Sugere natureza, paz, bem-estar;
- Tons profundos sugerem riqueza;
- Representa proteção;
- Tonalidades particulares de verde como o verde-oliva, podem representar doenças e náuseas.
- Estimula o cérebro, produzindo agilidade e energia;
- Ativa o sistema linfático;
- Associada com felicidade, otimismo e confiança;
- Associada com o intelecto, organização, discernimento, memória, clareza, tomada de decisões e bom senso.
- Reduz a pressão arterial, tem um efeito refrescante e calmante;
- Azul profundo estimula a glândula pituitária, que regula os padrões de sono e está associado com calma;
- Inspira controle mental, clareza e criatividade;
- Um excesso de azul escuro pode ser deprimente.
- Sugere purificação, limpeza, paz e equilíbrio;
- Combate o choque e o medo;
- Os tons ajudam nos desequilíbrios mentais e nervosos;
- Estimula a compaixão, intuição e imaginação;
- É associado com o lado direito do cérebro;
- Ligado à sensibilidade, beleza e idealismo;
- Associada com a realeza e nobreza.
- Associado com terra, casa/lar, estabilidade e segurança;
- Também pode sugerir sujeira, retiro e isolamento do mundo.
- Reconfortante e protetor;
- Misterioso, sugere o silêncio e a morte;
- Também pode ser considerado elegante e sofisticado.
Cinza
- Sugere independência e autossuficiência;
- Pode ser uma cor negativa, sugerindo evasão, inconsequência, separação, falta de envolvimento e solidão.
- Pureza, clareza, paz e conforto;
- Sugere liberdade, embora possa ser considerado frio e solitário.
A boa escolha das cores do template alinhada com os objetivos é fundamental para aumentar o índice de aceitação e retenção da mensagem.
Fonte: Color and user experience