Uma vez que você trabalha duro para conseguir um novo cliente, porque não tentar estrategicamente fazer com que eles acessem mais a sua marca e seus produtos? – O sucesso da sua marca a longo prazo vem de fazer as pessoas comprarem – e comprarem de novo. Você já considerou todas as táticas de email marketing, especificamente para o retorno de visitantes para o seu site e aqueles que efetuaram uma compra?
Um relatório da Monetate mostra que os clientes recorrentes têm taxas de conversão e de inclusão maiores, além de taxas de rejeição mais baixas. Então, como você aproveita o poder dos clientes repetidos? Por meio de e-mails transacionais automatizados, personalizados e baseados em ações, impulsionados pelo marketing dinâmico de produtos. Aqui estão 5 táticas de marketing por e-mail que certamente atrairão compradores on-line.
Email para um comprador “vencido”
Quando um cliente não interage com sua marca há algum tempo, ele cai no intervalo de um cliente “vencido”. Não tome a falta de acompanhamento pessoalmente – a maioria das pessoas precisa apenas de um empurrão extra para voltar a envolver-se. Essa estratégia oferece uma oportunidade para reafirmar seu valor ou para incentivar os clientes a visualizar e comprar novos produtos ou serviços. Na verdade, a Forrester cita que 30% das transações feitas por compradores recorrentes começaram com um clique em um email da marca.
E-mails de abandono de carrinho
Enquanto faz compras on-line, você coloca vários itens em seu carrinho, mas não os compra? Você não está sozinho. Quer os compradores estejam em trânsito ou distraídos, é um comportamento comum. Muitas marcas não voltam a envolver os clientes de “carrinhos abandonados” mas, na verdade, são como frutas penduradas com retornos abundantes. A SaleCycle informa que mais de um terço dos e-mails de recuperação de carrinho resultam em compras. Então, definitivamente, lembre-os de que deixaram itens no carrinho.
E-mails de venda cruzada
Você já foi comprar um hambúrguer e escutou : “Você quer batatas fritas com isso?” Isso é venda cruzada em poucas palavras. A venda cruzada ocorre quando uma marca oferece produtos de outras categorias que estão de alguma forma relacionados e seriam de interesse para o cliente com base no comportamento de compra anterior. “Quando cronometrado corretamente, atende às necessidades do comprador quando a confiança é maior, e quando o instinto de dizer sim está no auge”, observa LeanLabs.
E-mails de up-selling
O aumento de vendas estimula a compra de qualquer coisa que torne a compra primária mais cara. Os varejistas de telefones celulares fazem isso o tempo todo – eles oferecem várias opções de iPhones. Claro, você pode pensar que quer um iPhone SE mas logo depois de receber informações sobre um iPhone 8, você quer isso. Esses e-mails segmentam consumidores que já compraram de você e mostram outras formas de atender às necessidades deles. É o cenário ideal – os clientes já confiam em você o suficiente para comprar de você e, se tiverem uma boa experiência, estarão mais inclinados a explorar outros produtos.
E-mails de confirmação de pedidos
Outra estratégia eficaz de email transacional é enviar recibos e confirmações de pedidos por e-mail com mensagens de marketing adicionais para os clientes. Não apenas os e-recibos e as confirmações de pedidos por email “salvam as árvores” mas também apresentam outra oportunidade para vendas cruzadas e vendas complementares.
De acordo com um estudo realizado pela Listrak, 64% dos compradores consideram os emails de confirmação como as mensagens mais valiosas na sua caixa de entrada de email. Um estudo semelhante conduzido pela Experian revela que os emails de confirmação de pedidos também têm uma taxa de abertura ridícula de quase 100% (se possível) em comparação a uma taxa média de abertura de 13 a 14% para todas as outras campanhas de marketing por e-mail.
Mesmo que você não queira vender algo, é possível usar recibos eletrônicos e mensagens de confirmações de pedidos para convidar os clientes a inscrever-se em seu boletim informativo, vincular a acontecimentos recentes em sua empresa ou fazer um link para sua página inicial.
Você provavelmente não precisa mais convencer que os clientes repetidos têm um enorme poder de compra. Portanto, imagine-se capaz de acelerar as coisas, complementando muitas dessas táticas com a tecnologia dinâmica de marketing de produtos para alcançar os clientes em boletins informativos premium e em seus próprios e-mails. Por exemplo, você pode redirecionar um cliente com o mesmo produto esquecido ou abandonado no carrinho. Para vendas cruzadas e up-selling, você pode segmentar públicos-alvo para enviar ofertas de marketing específicas. As possibilidades com email são infinitas!