Dois fatores importantes no envio de uma campanha são o dia e a hora da publicação.
Fazer com que o email chegue ao seu cliente (atual ou em potencial) no momento oportuno, em que ele está aberto a receber e dar atenção ao conteúdo pode ser a diferença entre uma ação fracassada e outra com resultados excelentes.
Recentemente a Kissmetrics publicou um infográfico (em inglês) interessante reunindo alguns estudos sobre o assunto. Identificamos algumas informações mais importantes para apresentar:
- Das 6h às 10h manhã as pessoas já se “conformam” em gastar o tempo lendo emails, por isso a taxa de cliques e abertura é muito boa e o horário é recomendado;
- Das 15h às 17h é comum uma queda no ritmo de trabalho e o email costuma funcionar como distração;
- No final do horário regular de trabalho, das 17h às 19h, costumam funcionar melhor os envios para empresas B2B (empresas que vendem para outras empresas), apesar de parecer contra nossa intuição;
- Já entre 19h e 22h o horário funciona muito bem nos envios para o consumidor final (B2C);
- A melhor frequência para envio de emails varia entre uma e quatro vezes por mês.
Uma dica para saber qual o melhor horário para a sua empresa é testar e a partir dos resultados, saberá qual é o melhor.
Veja o infográfico completo:
SIQUEIRA, André. Infográfico: os melhores horários para envio de Email Marketing. Em http://resultadosdigitais.com.br/blog/infografico-os-melhores-horarios-para-envio-de-email-marketing/. Acesso em 01 de Outubro de 2012.
SIQUEIRA, André. Infográfico: os melhores horários para envio de Email Marketing. Em http://resultadosdigitais.com.br/blog/infografico-os-melhores-horarios-para-envio-de-email-marketing/. Acesso em 01 de Outubro de 2012.