Como ocorrem as interações com campanhas email marketing em mobile

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O uso de dispositivos móveis para ficar online é prática bastante crescente.  É dessa maneira que 1 em cada 5 brasileiros costuma comentar, divulgar ou compartilhar experiências pela internet no exato momento em que elas acontecem, segundo pesquisa.

Mas ao mesmo tempo em que esse crescimento acontece também aumenta algo que vem sendo verificado: uma queda na quantidade de cliques nos links via dispositivos móveis.

Essa pesquisa publicada no site MarketingProfs fez uma análise de 6 milhões de campanhas de e-mail marketing e vejam os números: 41% das mensagens foram recebidas por meio de mobile, 28% em uma área de trabalho e 22% via webmail. Esse peso em direção a dispositivos móveis tem sido rápido: entre 2011 e 2013 a leitura de emails por meio do mobile aumentou em 30%.

Portanto, o número de aberturas do email estaria em crescimento, mas o número de cliques nas campanhas visualizadas não estaria aumentando na mesma proporção. Fato que não seria registrado em campanhas que são vistas por webmail ou pelo desktop, cujo percentual de cliques nas mensagens se manteve estável.

O menor número de cliques proporcional por meio de dispositivos móveis pode ser parcialmente explicado por um hábito bem comum: verificamos se há novas mensagens recebidas para posterior interação ou leitura mais cuidadosa – o que nem sempre aconteceria. Em média, 23% dos que abriram o email marketing por dispositivo móvel veio a acessar o email por uma segunda vez.

O estudo aponta que dos acessos via mobile que abriram o email por uma segunda vez a partir de seus computadores, 65% estiveram mais propensos a clicar no conteúdo da mensagem – o que indica que pode ter um retorno mais significativo, tanto uma otimização das campanhas para mobile quanto para uma posterior interação por desktop.

 

Via MarketingProfs