10 dicas para melhorar o uso do e-mail marketing no e-commerce

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A maioria das empresas de e-commerce utiliza o e-mail marketing como o principal meio de comunicação com os clientes. Separamos uma lista de 10 dicas para melhorar o uso dessa ferramenta e garantir um bom relacionamento com seus contatos.

O que fazer?

  1. Consiga o máximo de contatos opt-in: Utilize estratégias para conseguir inscrições opt-in através do site, da simples trocas de e-mails ou em posts publicados nas redes sociais. Acesse aqui e relembre os motivos para que as pessoas se juntem a uma lista de e-mail
  2. Ofereça opções de inscrição para receber os e-mails marketing: Tenha como alternativas, na hora da inscrição numa lista de e-mails, frequência de recebimento, tipos de assuntos de interesse e se aceitam receber promoções da empresa e parceiros.
  3. Envie mensagens com assuntos de interesse: Nem todo e-mail marketing deve ter descontos, promoções ou ofertas. Envie dicas, notícias, eventos e temas que sejam do interesse dos seus contatos. Descubra um jeito – além do financeiro – de agregar valor à sua marca.
  4. Personalize promoções: Analise os dados dos seus contatos e customize promoções de acordo com o perfil do público-alvo. Informações como compras realizadas e itens visualizados são úteis para adaptar conteúdos. Já comentamos aqui da importância de avaliar o comportamento dos contatos no post sobre os 5 erros mais comuns em e-mails marketing.
  5. Envie newsletters “surpresas”: Em períodos de poucas vendas, envie promoções relâmpagos para os contatos que você avalia que darão resultados nos negócios. Aproveite e relembre a importância do e-mail marketing retorno sobre o investimento (ROI).

O que não fazer?

  1. SPAM: Se você tem uma lista antiga e quer usar ou importar os contatos para uma base de dados mais atualizada, envie um e-mail pedindo a atualização do cadastro ao novo serviço. Se os usuários pedirem para sair, não pense duas vezes. Remova antes que seu e-mail marketing se torne um SPAM na caixa de entrada.
  2. Não envie e-mails com conteúdos irrelevantes: Invista um tempo em buscar conteúdos de qualidade. Utilize imagens, um texto agradável e links que funcionam.
  3. Não atualizar a lista de contatos: Com o passar do tempo os e-mails da sua lista podem estar desatualizados. Recicle sua base de dados com contatos confiáveis e ativos. Quer saber mais? Acesse  aqui.
  4. Não coloque excesso de conteúdo no seu e-mail: Tente pensar na usabilidade, mantendo um texto com a informação relevante destacada e com links de direcionamento para informações com mais detalhes. Um dos pontos-chaves são as cores, como já mostramos aqui.
  5. Não ofereça (sempre) promoções, ofertas e descontos: Se a sua lista de contatos ficar acostumada com essas ações, o e-mail marketing pode perder valor e se tornar menos eficiente.