10 Dicas de como evitar erros no e-mail marketing

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Este artigo mostra 10 erros que você deve evitar na  sua campanha de e-mail marketing e a maneira correta que você deve proceder para evitar estes erros.

Com o e-mail, você pode entregar várias mensagens com conteúdo diferente, mas isso não quer dizer necessariamente que você deve enviar qualquer coisa. Certifique-se que seus e-mails evitam os seguintes erros de conteúdo que tornem os seus e-mails um importuno, ilegível, ou dificulte na tomada de decisão.

 

1Pontuação Excessiva

Se você enfatizar demais as manchetes, linhas de assunto e elementos de texto nos seus e-mails, o seu público pode interpretar mal a emoção por trás do texto. E-mails com pontuação excessiva também são mais prováveis de serem marcados como spam. Certifique-se de evitar, minimizar, ou substituir a seguinte pontuação com alterações de fonte e estilo com mais cuidado:

– Todas as letras em maiúsculo.
– Símbolos repetitivos, tal como sequência de sinal de dólares.
– Sequência de asteriscos antes e depois de títulos.
– Múltiplos pontos de exclamação ou pontos de interrogação.

2. Artigos longos que parecem nunca terminar e continuam enquanto dizem basicamente a mesma coisa várias vezes

Clientes não querem mais e-mails pendurados na caixa de e-mail deles, do mesmo jeito que revistas e jornais ficam em algum lugar próximo a porta ou na mesa do café. É mais provável que seu público imediatamente abra e leia um e-mail pequeno e resumido porque leva menos tempo para decidir deletar, salvar ou responder o e-mail.

Quanto mais comprido é o seu e-mail, será mais provável do seu público ler mais tarde. Quando seu público coloca seu e-mail em espera, sua mensagem está em risco de ser descartada antes de ser lida porque é percebido como informação antiga depois de alguns dias.

Ao em vez de incluir todo o conteúdo no corpo de um e-mail, use pequenos parágrafos de resumo de texto para destacar os benefícios de acessar seu conteúdo no seu web site. Desta maneira, eles não vão se importar em gastar alguns momentos para ler o seu e-mail imediatamente para entender a essência da sua mensagem.

3. Endereço de e-mail desconhecido

A maioria dos leitores olham a linha de remetente no e-mail para decidir se vão abrir o e-mail. Se a linha de remetente  ou endereço de e-mail é desconhecido, é mais provável que seu e-mail fique fechado, ou seja, reportado como spam. Você pode tornar seus e-mails mais familiares:

– Identificar claramente você e sua empresa na linha de remetente de uma maneira que seja familiar para seu público.

– Enviar seus e-mails utilizando um endereço de e-mail que seu público reconheça.

4. Links “clique aqui”

Links são um dos elementos no e-mail que chamam atenção enquanto seu público explora o conteúdo do seu e-mail. Links podem ser manchetes importantes que deveriam ajudar a contar a história do seu e-mail no caso do seu público ler somente manchetes e links.

Ao invés de nomear cada link como “clique aqui”, torne seus links em frases e manchetes que solicite a ação do leitor. Por exemplo, um treinador de cães pode escrever um link que diz “Veja três dicas adicionais de treinamento de cães”.

5. Imagens que distraiam

Algumas pessoas olham somente para as imagens no seu e-mail, então se certifique que a sua imagem ajuda a contar a história do seu e-mail e não distrai seu público da sua mensagem principal. Imagens podem realçar a mensagem dos seus e-mails quando você:

– Evitar imagens de plano de fundo que tornam seu texto difícil de ler.

– Usar imagens pequenas e se não houver algum conteúdo que possa ser atribuído a imagem utilizando link, coloque um link para uma versão maior da imagem no seu web site para pessoas interessadas poderem visualizar com mais detalhes.

– Evitar clip arts(imagens animadas) que distraem as pessoas do tema principal do seu e-mail.

– Tenha certeza de que as suas imagens suportam o texto no seu e-mail em vez de incluir imagens genéricas.

– Limitar o uso de imagem para uma imagem por artigo ou oferta.

obs: Se você precisar de imagens adicionais, coloque um link do seu web site para que os leitores possam ver mais imagens.

6. Linhas de assunto entediantes

Linhas de assunto devem levar o seu público a abrir seus e-mails em vez de simplesmente dar um nome aos seus e-mails. Por exemplo, um e-mail com uma linha de assunto que diz, “Informativo de Dezembro” provavelmente não vai gerar muito entusiasmo. Experimente as ideias seguintes para manter sua linha de assunto atraente:

– Inclua os benefícios imediatos de abrir seus e-mails na linha de assunto.

– Use sua linha de assunto para destacar um dos artigos no seu e-mail.

– Repita a sua principal chamada na linha de assunto.

– Repita um dos principais títulos na sua linha de assunto.

obs: Manter sua linha de assunto atraente ajuda a melhorar a taxa de abertura de e-mails ao longo do tempo, mas lembre-se de ser honesto e verdadeiro na linha de assunto do e-mail porque os clientes não vão gostar de serem enganados.

7. Links sem conter prévios detalhes

Os seus links deveriam dar ao seu público exatamente o que eles esperam quando clicam nos links. Por exemplo, se o seu e-mail inclui um link que mostra mais informação, mas na verdade faz download de um vídeo com som, tenha certeza de incluir esses detalhes no seu link de texto ou adicionar texto de apoio antes ou depois do link que fala para seu público exatamente o que vai acontecer quando ele clicar. Aqui está o exemplo de um link de texto de um vídeo que é mais informativo:

“Assista nosso vídeo informativo (.mpg 4 minutos).”

8. Anúncio desconhecido

Se os seus e-mails mencionam patrocinadores ou propagandas de outras empresas, mantenha as seguintes melhores práticas em mente:

– Certifique-se que seus patrocínios estão relacionados ao seu público e a sua empresa.

– Mantenha o espaço da sua propaganda no máximo de 20% do seu conteúdo total.

– Certifique-se que as propagandas não sejam muito longas ou posicionadas em uma maneira que faça com que elas pareçam ser o foco principal do seu e-mail.

Obs.: Incluir muitas propagandas pode tornar seu e-mail irreconhecível para o seu público.

9. Mensagens repetitivas

Repetição ajuda seu público a não esquecer seus e-mails, porém clientes param de abrir e-mails que repetidamente transmitem os mesmos fatos básicos sobre o seu negócio como sua localização e informação do contato. Se o seu público não vai agir a menos que eles vejam a mesma informação várias vezes, inclua conteúdo novo e interessante juntamente com as suas mensagens repetidas para que o seu e-mail permaneça valioso e importante para o seu público ao longo do tempo.

10. Layout desordenado

O layout do seu e-mail ajuda a fragmentar seu conteúdo para que seus e-mails sejam mais fáceis de explorar. Faça o seguinte:

– Organize seu conteúdo em grupos simétricos. Por exemplo, dois artigos poderiam ser mostrados lado a lado ou um depois do outro embaixo da página na mesma coluna.

– Use espaço em branco e imagens. Estes elementos de design podem fragmentar múltiplos artigos ou ofertas.

– Use colunas para agrupar conteúdos relacionados juntos. Separe conteúdo menos importante da sua mensagem principal.

 

INTESYS, 10 Dicas de como evitar erros de e-mail marketing. Em: http://www.intesys.com.br/2011/12/10-dicas-de-como-evitar-erros-de-email-marketing. Acesso dia 10 de setembro de 2012.